top of page

Um Conceito Capaz de Transformar a Cultura de Sua Equipe

Atualizado: 29 de jun. de 2020


A Cultura é uma das forças mais importantes em uma organização ou empresa. Toda empresa tem uma cultura arraigada que se evidencia no jeitão de fazer as coisas e na maneira de ver das pessoas que fazem parte dela.

Uma empresa pode ter a cultura da agilidade, da eficiência, do resultado, mas também pode ter a cultura da desorganização, da sujeira e da falta de planejamento. Os primeiros exemplos asseguram o posicionamento da empresa na liderança em qualquer mercado, os demais solapam o crescimento e afugenta clientes e fornecedores.


A pessoa mais importante para indicar como a cultura de uma empresa deve ser é o dono ou gestor. É o exemplo dele nas ações do dia a dia. Por isso, é muito importante ser proativo em criar a cultura de uma instituição por meio de um planejamento e execução diários.


Noel Tichy, um dos responsáveis pela implementação do famoso centro de treinamento da GE, menciona o conceito do TPOV – Teachable Point of View (Ponto de Vista Ensinável – PVE) como um dos fatores fundamentais para o líder que faz coaching com a sua equipe no sentido de implementar uma cultura nobre.

O PVE inclui a ideia ou os valores que o líder tem sobre qual é a força motriz da sua empresa ou da sua equipe. Está relacionado com a capacidade de o líder estabelecer uma missão geral que representa a identidade da empresa ou do seu departamento. Esta missão se torna a base que influencia o nível de interação das pessoas, o parâmetro das decisões que são tomadas e quais competências deverão ser desenvolvidas no liderado para que ele se alinhe com esta missão gerando uma cultura alinhada e necessária com a visão de futuro definida pelo dono, líder ou gestor.


Podemos dizer que esta missão representa o que ele deseja conseguir durante o seu tempo no cargo. Todo líder, tem alguma realização-chave que marca o sua liderança e ilustra a sua missão que, por sua vez, influencia os ensinamentos que ele vai passar à empresa (o seu PVE).


Para definir esta missão pessoal, todo líder deve refletir sobre qual a maior realização que ele pretende conquistar, ou qual o maior obstáculo que ele pretende resolver, ou qual a maior oportunidade de expansão que enxerga.

Definida esta missão, o próximo passo é definir o PVE que vai representar a filosofia da empresa ou da equipe, que o líder vê como a linha-chave que vai levar à consecução dos objetivos. Neste momento o líder se torna o pregador da visão e dos valores operacionais que representam seu PVE. O ideal é que este PVE se torne o parâmetro que vai influenciar os processos de interação, decisão e funcionamento das pessoas.


Este PVE é idealmente preestabelecido entre o dono e os líderes do nível tático da empresa(gerentes e supervisores), para ser depois ensinado e vivenciado no nível operacional.


O método ideal do PVE é ter a firmeza de expor suas ideias com certeza e segurança, mas também abrir-se para aprender com suas equipes, já que estas têm informações e questionamentos que podem contribuir para que os ajustes necessários sejam feitos na empresa. O processo de ensinamento do PVE é uma estrada de mão-dupla, onde o líder ensina os líderes do próximo nível hierárquico e aprende com eles e, nesta interação, ambos se tornam mais sábios.


É um ciclo virtuoso de ensinamento, onde a empresa cresce, desenvolve-se e se alinha. O PVE é um processo constante porque vai estimular novas maneiras de pensar.


Os líderes mais reconhecidos e bem-sucedidos da história empresarial moderna passam a maior parte do tempo dando aulas formais e informais, usando todo incidente como um momento de aprendizado para alinhar as pessoas com o PVE. Estas “aulas” incluem informação sobre como levar o negócio adiante, além de coaching com o foco no liderado para ser um melhor líder e um melhor professor, já que a essência da liderança está na capacidade de influenciar as pessoas através do ensino.


192 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page